quarta-feira, 6 de maio de 2009

SOS Mata Atlântica -- Xixi no Banho




Se você pesquisar por “xixi” em ferramentas como Technorati e Twitter Search, vai perceber que a palavra nunca foi tão mencionada na internet como nas últimas horas. Isso por conta da simpática campanha “Xixi no Banho”, criada pela F/Nazca para a fundação SOS Mata Atlântica.
A idéia é mostrar que é possível economizar até 4.380 mil litros de água por ano, apenas incentivando que as pessoas façam xixi no banho. A campanha divulga também o evento “Viva a Mata”, que acontecerá de 22 a 24 de maio, no Parque Ibirapuera, em São Paulo.

Além do belo visual, o site e o filme da iniciativa contam com uma excelente produção de som. E mais do que isso, nos relembra algo que parece ter sido esquecido em discussões recentes: dá para ser viral tendo bom gosto e de forma natural.
O axioma “falem mal, mas falem de mim” nunca foi justificativa para criações completamente fora de propósito e nocivas à marca. Uma pena que a forma se sobreponha ao conteúdo em muitos casos.
Sempre achei muito interessante esse negócio de viral. Ter uma idéia tão interessante e chamativa que faça um contar pro outro, que vai pesquisar sobre isso e mandar pra mais alguém
gerando mídia expontânea, temas para conversas de mesa de bar ou mesmo em salas de aula, enfim fazer com que as pessoas sintam-se realmente interessadas por aquilo e busquem o seu produto ou sua marca ou imagem, por vontade própria. Mas como foi citado no texto publicado pela Brainstorm #9, o viral é uma faca de dois gumes, serve tanto para enaltecer como derrubar. E é aí que está a grande sacada, fazer com que sua idéia caia na boca ou aos olhos do povo sem que isso seja nocivo a sua marca. E foi o que conseguiu a F/Nazca, tratar de um assunto muito importante, mas já até um pouco batido, de uma forma diferente, natural e expontânea.


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