quarta-feira, 20 de maio de 2009

Starbucks lança Campanha focada em Redes Sociais

Sempre avessa à publicidade tradicional, a Starbucks deu início ao que já é considerado o seu maior investimento em comunicação. E apesar de se render a uma campanha de posters, outdoors e comerciais de TV, a marca quer estimular o engajamento de seus fiéis consumidores na internet.
Além dos 1.5 milhões de fãs no
Facebook, a cada 8 segundos alguém fala sobre a Starbucks no Twitter. Portanto, essa não é uma iniciativa com hotsite ou algo centralizador, mas sim voltada totalmente para as mídias sociais. Uma das ações da empresa de cafés de Seattle, vai premiar aqueles que postarem fotos posando na frente dos cartazes da campanha.
A inspiração para esse tipo de ação veio das próprias pessoas nas redes sociais, já que segundo a Starbucks existe uma espécie de corrida para ver quem publica primeiro a foto de uma loja nova, da decoração especial de Natal, de um novo produto, etc.

A verdade é que, além de aproveitar o fato de ser uma das marcas mais mencionadas na internet, a Starbucks quer combater os esforços do McDonald’s em promover o seu McCafé, no que chamam de “commoditização” do café.
Os caras do Ronald dizem que café é tudo igual, e que você pode tomar um pagando mais barato no McDonald’s. Já a Starbucks quer provar que existem cafés e cafés, e que você merece pagar um pouco mais para desfrutar dos melhores grãos e de um ambiente para verdadeiros apaixonados pela bebida.
Quem vai ganhar essa briga no balcão, só o tempo dirá, mas no ambiente online a Starbucks já está bem a frente. Como diz
matéria de hoje no NY Times, o desafio maior é tornar os seus fiéis seguidores na internet em fiéis consumidores também.

Esta iniciativa da Starbucks é muito interessante pra mostrar que as redes socias, ainda muito pouco exploradas pela publicidade, principalmente no Brasil, são as grandes responsáveis para o sucesso de várias campanhas, mesmo que aliadas a diversas outras mídias tradicionais. Por ser algo relativamente novo, muitas empresas tem medo de usar essas redes como principais mídias de suas campanhas e acabam destinando o mínimo de verba possível para elas. Porém, a Starbucks esta aí pra provar o quanto as redes sociais são eficazes, inclusive quando integradas com outras mídias e que nem sempre usar essas redes requerem apenas pequenos investimentos, visto que a campanha teve o maior investimento de comunicação da marca.

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